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Módulo 10 - A COR

As Cores que pintam a tua vida
Andreia Moreira
Design Gráfico|Módulo 10|27/09/2011

 


A proposta que deu início a este novo ano lectivo (2011/2012), foi a elaboração de um cartaz, cujo tema seria A COR.
Para a execução deste trabalho, foi necessária uma breve pesquisa, em que constasse toda a informação para adicionar ao cartaz e um pequeno estudo sobre o meu público-alvo, visto que todos os alunos teriam de dirigi-lo a alguém específico.
Decidi dirigir este cartaz á faixa etária mais jovem, ou seja, todos aqueles jovens que frequentam o ensino profissional de Design Gráfico.




O tipo de letra escolhido para o título foi “28 Days Later” , para toda a informação que nesse consta foi escolhida “Myriad Web pró” tamanho “32” para o texto e “50” para os subtítulos.
As cores deste cartaz não foram escolhidas de acordo como o que nele fala, mas sim aos jovens a quem dirijo este trabalho. Decidi colocar cores alegres e fortes, as cores que são maioritariamente usadas pelos jovens. Para que sobressaísse bastante aqueles tons fortes, escolhi para cor de fundo o branco.
Do lado esquerdo do cartaz encontra-se uma linha em zig zag que terá vários significados, a confusão nas cabeças dos jovens e/ou a vida de certezas e incertezas que gira à volta de qualquer individuo.
No canto inferior direito encontra-se o nome do autor do trabalho e os Logótipos das varias instituições que dirigem todas as escolas.

Este trabalho fez-me relembrar a origem das cores e a classe a que pertencem, aprendi que as cores provocam/simbolizam determinados sentimentos, fiquei também a perceber que as tabelas (CMYK, PANTONE, RGB) variam relativamente ao suporte do trabalho.

Neste cartaz atendi ao que me foi pedido, assim sendo como Auto Avaliação atribuo 18 valores.

Teoria da Cor


Classificação das cores (quentes e frias)
As cores produzem sensações nas pessoas., algumas transmitem a sensação de calor e outras de frio, por isso, também são classificadas por quentes e frias. Isso também se classificam as cores por quentes e
As cores quentes, também consideradas excitantes e transmissoras de sensações de calor, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
As cores frias, consideradas calmas e transmissoras de sensações frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu e às árvores: violeta, azul e verde.

Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas são obtidas. As cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo.

Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Da mistura de azul com amarelo resulta a cor verde; amarelo com vermelho resulta laranja; azul com vermelho resulta o violeta.

Cores complementares são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária tem sempre uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (cor primária) é o laranja (cor secundária). Isso pode ser útil na pintura de sombras e na relação frente e fundo.

O círculo cromático, tradicionalmente é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.
No âmbito artístico, normalmente são utilizadas como cores primarias o amarelo, azul e vermelho, com as cores secundárias, laranja, violeta e verde, resultantes da mistura das cores primarias.

Explicação de forma simples:
Amarelo misturado com azul em partes iguais dão como resultado o verde;
Azul misturado com vermelho em partes iguais dão como resultado o violeta;
Vermelho misturado com amarelo em partes iguais dão como resultado o laranja;

A partir destas cores, muitas outras são criadas, por adição do negro para formar as sombras o cores escuras e por adição de branco para formar as luzes, cores claras ou cores pastel.
A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são vermelho, verde e azul para cor luz (RGB) e vermelho (magenta), amarelo e azul(ciano) para cor pigmento (CMY).

CMYK/RGB
As quatro letras CMYK são as mais importantes no mundo do design gráfico. Essas letras representam o sistema de impressão actual e todos os designers devem saber o que significa.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do inglês=chave, pois é a base).
O padrão CMYK é o melhor e mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)), onde são usadas apenas três cores. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem como será impressa.
Além do CMYK e do RGB, existem outros padrões de cores, como o Pantone, onde em lugar de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, tem-se um conjunto maior de tintas especiais, que misturadas entre si, produzem na impressão uma gama de cores consistente com o que é visto em um mostruário.


Pantone
Pantone é um sistema de cores prontas, em muitos casos, apenas com a mistura das quatro cores básicas (CMYK) não conseguimos obter a tonalidade que desejamos. Pois, o CMYK tem uma limitação para representar todas as cores que o olho humano consegue enxergar.
Com o Pantone você escolhe a cor exata que você irá trabalhar, como por exemplo, um vermelho especial que faz parte da identidade visual do seu cliente. Este processo é ideal para evitar variações de cores na impressão.
Existem vários Pantones entre eles os metalizados, que o CMYK não consegue reproduzir com exatidão. Aquele dourado ou prateado que você já deve ter visto em alguma capa de livro.

Para facilitar podemos generalizar :
Projecção de luz: RGB
Impressão/tinta: CMYK
tinta, impressão: Pantone
Simbologia das cores
Na criação de logótipos a escolha das cores pode ser tão importante como a escolha de símbolos ou fontes a utilizar. Para reforçar mais os valores e mensagens que pretendemos passar deveremos perceber o significado/simbologia de cada uma das cores.

Preto: poder, autoridade, estabilidade, distinção, coragem e força.
Branco: pureza, limpeza, neutralidade, veracidade, paz, contemporaneidade e elegância.
Vermelho: atenção, energia/vitalidade, movimento e emoção/paixão, mas também agressividade.
Verde: crescimento, natureza, dinheiro, boa sorte, tranquilidade, generosidade e fertilidade.
Amarelo: positividade, felicidade e optimismo, mas também apatia.
Laranja: diversão, alegria, jovialidade, energia, ambição e exuberância.
Rosa: feminilidade, inocência, saúde.
Roxo: realeza, riqueza, espiritualidade, mistério, prosperidade e sofisticação.
Castanho: maturidade, utilidade, mundanidade.
Cinza: sobriedade, autoridade, pragmatismo e empreendedorismo.
Blue: evoca calma, firmeza, autoridade, dignidade, segurança e fidelidade. É uma cor muitas vezes associada à confiança e à amizade, à sabedoria e à paz.

Bibiografia:
http://www.triplicecor.com.br/corantes/pigmentos/circulo-cromatico/
http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
http://www.cianocomunicacao.com.br/diferencas-entre-cmyk-rgb-e-pantone/
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/
http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0003.htm

1 comentário:

  1. Uma boa pesquisa resulta num excelente trabalho...zigzag...Parabéns

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