sábado

Módulo 12- Publicidade e Marketing

Deixa-te render!




Publicidade
Um anúncio publicitário é um género textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados. A fim de alcançar os seus objectivos, o publicitário utiliza-se de inúmeros recursos da língua portuguesa.

Marketing
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Um publicitário deve ter em consideração o consumidor a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…

Um bom anúncio deverá:
- Despertar Atenção
- Criar/Suscitar Interesse
- Provocar Desejo
- Permitir Memorização
- Desencadear Acção (compra)
À técnica que permite este conjunto de factores dá-se o nome de AIDMA.

Estrutura que um cartaz deve ter
Marca é um elemento fundamental e aparece frequentemente no canto superior direito.
Imagem é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
Texto de argumentativo - pretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição.
Título/slogan - é muito importante e deve ser:
- Original
- Curto
- Conciso
- Musical/fácil de memorizar
- Capaz de despertar simpatia pela marca

Existem dois tipos de Publicidade
Publicidade comercial - o seu objectivo é persuadir o destinatário a adquirir determinado produto.
Publicidade institucional ou humanitária - o seu objectivo é incentivar as  pessoas a realizar acções que digam respeito ao bem-estar da comunidade (campanha de prevenção acidentes, prevenção de doenças, acções de solidariedade)

Os erros publicitários
1. Não definir claramente o público-alvo da campanha
2. Não marcar a diferença para com concorrência
3. Não conhecer bem o mercado-alvo
4. Errar na mensagem
5. Prejudicar a eficácia em prol da criatividade
6. Não ter em conta os aspectos culturais
7. Escolher os meios publicitários errados
8. Não definir um orçamento publicitário
9. Não confiar a campanha a profissionais
10. Não ter um critério claro na escolha da Agência

Exemplos  de Boa Publicidade






Exemplos de Má publicidade/Erros 








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A Benetton  marca a história
Na minha opinião as campanhas da “United Colors of benetton” são algo de que não nos permite ser indiferentes. O estilo de divulgação desta causa espanto, antes do conforto, na maioria das pessoas, mais pelo que exibe como publicidade do que pelos produtos em questão. O efeito é também desejado: o reconhecimento mundial da marca United Colors of Benetton, pela aceitação dessa nova forma de comunicação.




Esta marca ao longo dos tempos que tem investido em imagens que chocam causando polémica. A última campanha, não foi excepção, mais uma vez a marca de roupa italiana voltou a dar que falar. Numa acção de marketing, aposta em imagens chocantes, que neste caso são beijos impossíveis: o Papa Bento XVI e um imã egípcio, os presidentes americanos e chinês, a chanceler alemã e o chefe de Estado francês.


Considerando isso correcto ou não o certo é, que a marca dá que falar e tem sucesso por isso mesmo. Esta marca desde sempre que se quis marcar pela diferença, enquanto que as outras marcas publicitam os seus produtos a benetton opta por algo mais forte, que quer queiramos quer não, deixam-nos a pensar. Todos temos defeitos, virtudes, cores, culturas ou valores diferentes, mas não é isso que nos faz ser mais ou menos importantes do que os outros. Tal como a marca quer transmitir, é possível um relacionamento entre todo o mundo.
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O objectivo deste módulo era criar uma campanha publicitária, mas como recebemos um pedido para a criação de um cartaz para o grupo de dança da escola, a professora propôs-nos que apenas fizesse-mos uma pesquisa sobre publicidade, em que avaliasse-mos as boas e más campanhas.

Para isso foi-nos dada as dimensões e o que iria constar no cartaz.
Neste cartaz, coloquei na parte superior o denominação do espectáculo em que será utilizado.Ao cento apliquei dentro de caixas os filmes a que pertencem as musicas que iram ser utilizadas.
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Para além deste trabalho, também surgiu outro pedido. Criação de um cartão do projecto SKILL.



Auto-Avaliação
Neste módulo auto avalio-me com 19 valores. Penso que conclui o módulo com um bom trabalho.

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